Produzir o jornal impresso: pode-se utilizar uma folha de papel sulfite (frente e verso). Nela, dispõe-se um nome para o jornal e títulos para as matérias. Além de se esboçar, previamente, como serão dispostas as notícias, o professor deve insistir na discussão sobre a hierarquização dos textos (quais os mais importantes ou interessantes; quais são aqueles com menor potencial para atrair o público leitor);
Produzir um telejornal, gravando os textos interpretados pelos alunos. É necessário fazer previamente um roteiro para a elaboração e apresentação de notícias e opiniões.
Os textos podem ser produzidos ainda para outros suportes, como o jornal da cidade, o celular ou mesmo um blog. Duas considerações precisam ser destacadas. A primeira delas diz respeito ao perfil das informações. Reproduzir o noticiário de grandes redes ou jornais é um expediente pertinente à medida que os alunos são levados a prestar atenção em detalhes que comumente passam despercebidos. Mas a produção de notícias deve estar centrada em aspectos locais, buscando transformar fofocas em informações consistentes! Para isso, é preciso buscar a procedência e exatidão das informações, as conseqüências e implicações relacionadas ao fato narrado. Em segundo lugar, é preciso estar atento ao público a que se destinam as informações e os comentários: a) a própria turma de alunos; b) todos os alunos da escola; c) alunos de outra escola; d) autoridades locais etc. A expectativa quanto ao público é fator determinante para o modo como os alunos dispõem seus textos.
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