terça-feira, 14 de maio de 2013

Conhecendo o jornal

Diagramação


Este post mostra como fazer corretamente a diagramação e todos os elementos materiais e textuais que compõe a peça.
Diagramação (ou paginação) é uma das principais práticas do design gráfico. Consiste na distribuição de elementos gráficos no espaço limitado da página impressa. A diagramação é aplicada em diversas mídias, como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, etc.
Entre as características principais da diagramação podem ser destacadas a hierarquia tipográfica e a legibilidade. No caso de um jornal, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais desse impresso.

As principais linhas editoriais para a diagramação incluem a hierarquização das matérias por ordem de importância. Já as considerações gráficas incluem legibilidade e incorporação equilibrada e não-obstrutiva dos anúncios. As principais linhas editoriais para a diagramação incluem a hierarquização das matérias por ordem de importância.
Os elementos do design de jornal impresso são assim classificados:

Texto

O chamado “corpo de texto” é o tipo em que será impresso o conteúdo principal do jornal (matérias, colunas, artigos, editoriais, cartas etc.). O texto costuma preencher mais da metade de toda a mancha gráfica do jornal e deve ser delimitada (rodeada) pelos outros elementos. Um formato comum para o corpo de texto em jornais é o tipo serifado, com corpo (tamanho) 12 pontos.

Títulos

São classificados como título, desde a manchete (primeira página) até os títulos menores de artigos. Os títulos subdividem-se em:
Subtítulo - Colocado abaixo do título principal, complementa a informação do título e instiga à leitura do texto. Também classificado como “linha-fina” ou “linha de apoio”.
Antetítulo - Colocado acima do título principal, complementando a informação do título. Também chamados de “chapéu” ou “cartola”.
Inter título - Colocado no meio do texto, para dividi-lo em seções e facilitar a leitura.

Cabeçalho e Rodapé

Marcam o topo e a base da página, respectivamente, incluindo marcas básicas como nome do veículo, editoria, data, número da edição e número da página. Quando usado na primeira página, o cabeçalho inclui ainda o logotipo do jornal em destaque, preço e alguns nomes de chefia da equipe (presidente, diretor, editor-chefe).

Arte

Imagens produzidas para ilustrar, complementar visualmente ou substituir a informação do texto. Exemplos de arte:
Infográfico - Inclui mapas, gráficos estatísticos, sequenciais e esquemas visuais.
Charge - Desenho geralmente satírico com personagens do noticiário, sem ter que necessariamente seguir opinião expressas de matérias relacionadas no jornal.
Ilustrações - Todo tipo de desenho ou pintura que pode acompanhar um texto jornalístico. A ilustração pode ser uma versão ilustrativa do texto ou uma visão complementar ao texto, usando uma linguagem pictórica.

Olho

Colocado no meio da massa de texto, entre colunas, para ressaltar trechos e substituir quebras.É um recurso comumente utilizado em entrevistas.

Fotografia

Em jornais e revistas, as fotografias vêm sempre acompanhadas de legenda descritiva e do crédito para o fotógrafo/agência.

Box

Espaço delimitado graficamente, que normalmente inclui texto explicativo ou sobre assunto relacionado à matéria principal.

Fio

Separa elementos que, por algum motivo, podem ser confundidos.

Anúncio

Espaço de publicidade, único elemento de conteúdo não-editorial da diagramação, produzido pela equipe comercial.








Nenhum comentário:

Postar um comentário