quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dinâmicas

Imagem das juventudes

Dinâmica sobre idealização e realidade das juventudes.
Objetivo: conversar sobre as idealizações e as realidades das juventudes.
- Reunir músicas, recortes de jornais e revistas, frases, artigos etc., fazendo um levantamento e conversando sobre as imagens que os meios de comunicação trazem da juventude, debatendo os preconceitos, as idealizações, os interesses e as contradições entre o que é “vendido” e o que é realidade.
- Apresentar a pesquisa Perfil da Juventude, do Instituto Cidadania para contrapor com o que é dito sobre os jovens (selecionar previamente alguns pontos; ler outros comentários sobre a pesquisa). Pode-se também apresentar os dados do resumo da Casa da Juventude.
- Finalizar compondo um painel com frases e imagens que expressem a diversidade no meio juvenil, valorizando culturas e modos de expressão pouco presentes nas mídias.
Dinâmica para ouvir os jovens sobre eles mesmos.

O que os jovens pensam da sua juventude?

o: ouvir o que os jovens tem a dizer sobre sua juventude.
- Fazer uma enquete na comunidade, entre jovens, para saber a opinião deles sobre como percebem a sua juventude: - o que há de bom em ser jovem e o que não é tão bom; como pensa que deveria ser esta fase da vida e o que pode ser feito para torná-la melhor.
- Entrevistar jovens que participam de algum grupo - de igreja, música, dança, teatro, esporte, partido político etc. - ou tribo juvenil, sobre a importância de participar do grupo.
- Recolher e apresentar os dados (em cartazes, no power point) na ordem em que mais aparecem. Depois, apresentar a pesquisa de modo criativo, utilizando também músicas, imagens em vídeo, símbolos, textos e outras expressões, que ampliem a compreensão do universo destes jovens.
- É importante não reforçar preconceitos, buscando compreender a diversidade, permitindo que cada grupo a seu modo possa se expressar e ter o respeito dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário