quarta-feira, 28 de março de 2012

2011-Carta Aberta -Lixão





Carta Aberta
Diferente da carta pessoal, que costuma abordar um assunto de interesse individual e pessoal dos interlocutores, a carta aberta manifesta a opinião de um grupo de pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante de uma questão de interesse coletivo.
Ela pode servir apenas para alertar, mas geralmente visa à mobilização de forma que se encontre uma solução para o problema denunciado. Dessa maneira, tem caráter argumentativo; portanto, a persuasão é um elemento usado para elaborar a carta aberta.
Sua estrutura é formada por:
Título, em que se identifica o destinatário (a quem a carta se dirige).
Remetente (quem a está enviando).
Denúncia do problema e reivindicação de medidas para resolvê-lo.
Conclusão, em que se busca persuadir o interlocutor com a sugestão de soluções. No final, antes da assinatura, pode ainda haver local e data.
O meio pelo qual a carta aberta é divulgada depende do destinatário. Por exemplo, se o remetente pretende alertar a população mundial para o buraco na camada de ozônio, pode recorrer à internet; se o objetivo é denunciar um problema na escola, é possível utilizar um mural. Independentemente do meio, a linguagem da carta aberta costuma ser formal.
MODELO

Leia, a seguir, um exemplo de Carta Aberta:
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado.
No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apóiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade.
Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer.
Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões.
Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País.
Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes.
Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas.
Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta.

25 de abril de 2007.
FETEMS e seus 69 Sindicatos Municipais afiliados.
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna

Modelo
Carta Aberta
Todo cidadão tem direito de denunciar os problemas que o afetam e cobrar soluções das autoridades. Uma das maneiras de fazê-lo é redigir uma carta aberta.
Embora sua estrutura se assemelhe à de outros tipos de carta, como a pessoal ou a comercial, a carta aberta se diferencia pelas características relacionadas a seguir.
Como o próprio nome diz, é aberta, ou seja pode ser lida por qualquer pessoa. Ela é publicada em jornais e revistas. O texto pode ainda ser lido e apresentado no rádio e na televisão. Sua publicação é paga, ou seja, as pessoas ou as instituições que a elaboram compram um espaço na mídia para publicá-la.
O destinatário pode ser uma autoridade (por exemplo: “Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da república”) ou um grupo qualquer (“À população de Aroeiras”, Às crianças do Brasil”). Quando se dirige a uma autoridade, a carta aberta pode reivindicar que essa autoridade tome as providências necessárias para solucionar o problema. Por exemplo: a associação de moradores de determinado bairro pode exigir, por meio de uma carta aberta, que a prefeitura melhore a infra-estrutura do local, asfaltando as ruas, construindo escolas e hospitais, etc. No exemplo acima, os destinatários são a população sul-mato-grossense.
A carta aberta é assinada por uma pessoa ou grupo de pessoas – no exemplo, a carta aberta foi assinada por um grupo, FETEMS-Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.
Em geral, é empregada a norma culta da língua, pois o objetivo da produção da carta aberta é estabelecer a comunicação não apenas com a população, mas também com órgãos oficiais, situação essa que exige linguagem formal. Os verbos são empregados no presente do indicativo na 1ª ou 3ª pessoas.
Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta:
·         . a exposição clara dos objetivos da publicação;
·         . a denúncia de um problema;
·         . a proposta ou a reivindicação de soluções;
·         . a apresentação de argumentos;
·         . o uso de linguagem persuasiva.
Concluímos assim que a carta aberta é um gênero textual que reúne características dissertativas, argumentativas e persuasivas


 Carta Aberta dos alunos /2011

Atividade em grupo de 3 ou 4 alunos
Pedir aos alunos que exponham a problemática vivenciada na escola frente a formação do lixão na lateral da mesma . Eles discutem em grupo as consequências, os desafios a serem traçados e as soluções apresentadas para o impasse, o professor orienta a produção da carta a partir do esquema: o que escrever? para  quem escrever?  como escrever? onde publicar? Orienta também que, baseados nos modelos de carta aberta estudados, eles devem deixar claro: objetivos da carta; proposição para resolver a situação; argumentos convincentes e posicionamento sobre a situação.
Após a produção da carta, cada grupo lê a sua e escolhe aquela que irá ser publicada no jornal da escola ou entregue para a comunidade escolar.



Carta Aberta

       
        A URBANA na pessoa do Sr. Sérgio Pinheiro


       A Escola Municipal Santos Reis, está através desta carta aberta, denunciando uma situação degradável, um lixão localizado exatamente atrás da escola, causando mal cheiro, moscas e etc.
       A poucos metros do muro da escola (local onde esta localizado o lixo) se encontra a cozinha da escola. Em consequência disto, apareceu uma grande quantidade de moscas, gatos e outros tipos de animais, sem falar no mal cheiro que resulta em uma desagradavel sensação de tontura.
       Nós da Escola Municipal Santos Reis, estamos pedindo a retirada do lixão e o empenho deste órgão para que cheguemos a uma solução: mais saúde e fora lixão.
       Como uma das soluções, propomos a construção de uma pequena praça com materiais para o lazer e atividades esportivas para a população local, ou tornar este espaço uma expanção da escola onde será plantadas hortaliças que ajudaram no preparo da merenda dos alunos, ou mesmo a arborização do mesmo.
       Contamos com a compreenção e ação deste órgão.



 Alunos: Danillo Samuel de Medeiros
              Antônio Pedro de Lima Cruz Filho
              Jorge Iranildo Ferreira do Nascimento Florês
              Ivan Oliveira Santanna de Souza

Turma: 9° Ano “U”

Turno: Matutino


                             Carta Aberta
   À população residente nos bairros das Rocas e Santos Reis.
  
          Nós, alunos da Escola Municipal Santos Reis,temos presenciado a formação  de um grande lixão em torno da escola, próximo a cozinha e refeitório, onde as cozinheiras servem o lanche às crianças , que ficam inquietas com a ação das moscas. E por outro lado, também traz consigo vários tipos de  problemas não só para a escola como para  toda a comunidade local pois nos dias de chuva e mesmo sem eles o lixão exala um mau cheiro que pode ser sentido à grandes distâncias. E os problemas não param por aí, pois o excesso de lixo nos faz supor que haja diversas espécies de insetos, animais como ratos, gatos, cachorros e outros que podem, assim dizendo, transmitir certos tipos de vírus e bactérias e assim causar doenças respiratórias e enfraquecimento do sistema imunológico, que pode fazer qualquer indivíduo chegar a óbito.
             Gostaríamos de solicitar a retirada do lixão e propor um ambiente mais agradável a todos, entretanto, há alguns opositores dificultando a realização  de nossos objetivos.
            A retirada do mesmo, não só beneficiará a escola, como toda a comunidade local. Sugerimos que neste espaço, possa ser, algum dia, um lugar mais agradável, com qualidade de vida, e que possa ser utilizado como área de lazer para as famílias da comunidade.

Alunos: Alyson Gomes
             Gabriel Fernando
             Mellina Quirino
            Nathalia Alves



Carta aberta

Ao Conselho Comunitário de Santos Reis  na pessoa do Sr. Jair Cota,

           É do conhecimento de todos,  o grande  problema que aflige os alunos da Escola Municipal Santos Reis e a população em seu entorno,que é a formação de um grande lixão por trás da nossa escola, reflexo de uma comunidade humilde e pouco esclarecida.                                                            Este lixão está nos trazendo várias consequências para a escola e a comunidade próxima ,desconforto e  diversas doenças decorrentes do aumento de insetos  ,animais , parasitas  que podem até causar  morte.                                                                                                                               Porém existem várias soluções para esse tipo de problema, as  autoridades competentes deveriam tirá-lo das proximidades da escola e destinar este espaço a construção de uma praça,ou uma área de lazer que seria de utilidade para todos nós.                                                                                  Com essa simples ação todos os problemas serão resolvidos, a população e os alunos passarão a ter  uma    melhor qualidade de vida.                                                                               Pedimos que o Sr. como representante desta comunidade dê prioridade   e  tente resolver esta situação, para que todos possamos  ter um ambiente saudável e digno.                 

 Alunos:  Wagner Gomes                     9º Ano
                   Daniel da Silva

                
                               
    

           






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