Carta Aberta
Diferente da carta pessoal, que costuma abordar
um assunto de interesse individual e pessoal dos interlocutores, a carta aberta
manifesta a opinião de um grupo de pessoas, entidades, sindicatos, etc. diante
de uma questão de interesse coletivo.
Ela pode servir apenas para alertar, mas
geralmente visa à mobilização de forma que se encontre uma solução para o
problema denunciado. Dessa maneira, tem caráter argumentativo; portanto, a
persuasão é um elemento usado para elaborar a carta aberta.
Sua estrutura é formada por:
• Título, em que se identifica o destinatário (a
quem a carta se dirige).
• Remetente (quem a está enviando).
• Denúncia do problema e reivindicação de medidas
para resolvê-lo.
• Conclusão, em que se busca persuadir o
interlocutor com a sugestão de soluções. No final, antes da assinatura, pode
ainda haver local e data.
O meio pelo qual a carta aberta é divulgada
depende do destinatário. Por exemplo, se o remetente pretende alertar a
população mundial para o buraco na camada de ozônio, pode recorrer à internet;
se o objetivo é denunciar um problema na escola, é possível utilizar um mural.
Independentemente do meio, a linguagem da carta aberta costuma ser formal.
MODELO
Leia, a seguir, um exemplo de Carta Aberta:
CARTA ABERTA À
POPULAÇÃO
Os Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação das escolas públicas de todo o Brasil recebem valores diferentes de salários, apesar de prefeitos e governantes obterem o mesmo valor por aluno matriculado.
No dia de hoje, 25 de abril, estamos em todo o País fazendo manifestações para que todos(as) saibam e nos apóiem na luta em defesa de uma Escola Pública de Qualidade.
Esta luta inclui a formação inicial e continuada; a valorização na carreira; melhores condições de trabalho; respeito profissional e uma remuneração digna àqueles que fazem a educação de todos(as) acontecer.
Por isso, estamos exigindo um Piso Salarial Profissional Nacional que garanta condições dignas de vida e exercício de nossas profissões.
Basta de piso que precise de complemento para alcançar o salário mínimo, como é a política salarial de alguns municípios e estados do País.
Exigimos o respeito às conquistas de nossos direitos pelos governantes.
Somos nós que, com nosso trabalho, educamos para a vida os filhos e filhas dos cidadãos sul-mato-grossenses e lutamos para que as promessas de todos os governantes relativas à Educação sejam cumpridas.
Por isso, temos a certeza de contar com o apoio da sociedade para fortalecer nossa luta.
25 de abril de 2007.
FETEMS e seus 69
Sindicatos Municipais afiliados.
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora
Moderna
Modelo
Modelo
Carta Aberta
Todo cidadão tem direito de denunciar os problemas que o afetam e cobrar soluções das autoridades. Uma das maneiras de fazê-lo é redigir uma carta aberta.
Embora sua estrutura se assemelhe à de outros tipos de carta, como a pessoal ou a comercial, a carta aberta se diferencia pelas características relacionadas a seguir.
Como o próprio nome diz, é aberta, ou seja pode ser lida por qualquer pessoa. Ela é publicada em jornais e revistas. O texto pode ainda ser lido e apresentado no rádio e na televisão. Sua publicação é paga, ou seja, as pessoas ou as instituições que a elaboram compram um espaço na mídia para publicá-la.
O destinatário pode ser uma autoridade (por exemplo: “Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da república”) ou um grupo qualquer (“À população de Aroeiras”, Às crianças do Brasil”). Quando se dirige a uma autoridade, a carta aberta pode reivindicar que essa autoridade tome as providências necessárias para solucionar o problema. Por exemplo: a associação de moradores de determinado bairro pode exigir, por meio de uma carta aberta, que a prefeitura melhore a infra-estrutura do local, asfaltando as ruas, construindo escolas e hospitais, etc. No exemplo acima, os destinatários são a população sul-mato-grossense.
A carta aberta é assinada por uma pessoa ou grupo de pessoas – no exemplo, a carta aberta foi assinada por um grupo, FETEMS-Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.
Em geral, é empregada a norma culta da língua, pois o objetivo da produção da carta aberta é estabelecer a comunicação não apenas com a população, mas também com órgãos oficiais, situação essa que exige linguagem formal. Os verbos são empregados no presente do indicativo na 1ª ou 3ª pessoas.
Em relação ao conteúdo, identificamos na carta aberta:
· . a exposição clara dos objetivos da publicação;
· . a denúncia de um problema;
· . a proposta ou a reivindicação de soluções;
· . a apresentação de argumentos;
· . o uso de linguagem persuasiva.
Concluímos assim que a carta aberta é um gênero textual que reúne características dissertativas, argumentativas e persuasivas
Atividade em grupo
de 3 ou 4 alunos
Pedir aos alunos
que exponham a problemática vivenciada na escola frente a formação do lixão na
lateral da mesma . Eles discutem em grupo as consequências, os desafios a serem
traçados e as soluções apresentadas para o impasse, o professor orienta a
produção da carta a partir do esquema: o que escrever? para quem escrever? como escrever? onde publicar? Orienta também
que, baseados nos modelos de carta aberta estudados, eles devem deixar claro:
objetivos da carta; proposição para resolver a situação; argumentos
convincentes e posicionamento sobre a situação.
Após a produção da carta, cada grupo lê a sua e escolhe aquela que irá ser
publicada no jornal da escola ou entregue para a comunidade escolar.
Carta Aberta
A URBANA na pessoa do Sr. Sérgio
Pinheiro
A Escola Municipal Santos Reis, está
através desta carta aberta, denunciando uma situação degradável, um lixão
localizado exatamente atrás da escola, causando mal cheiro, moscas e etc.
A poucos metros
do muro da escola (local onde esta localizado o lixo) se encontra a cozinha da
escola. Em consequência disto, apareceu uma grande quantidade de moscas, gatos
e outros tipos de animais, sem falar no mal cheiro que resulta em uma
desagradavel sensação de tontura.
Nós da Escola
Municipal Santos Reis, estamos pedindo a retirada do lixão e o empenho deste
órgão para que cheguemos a uma solução: mais saúde e fora lixão.
Como uma das
soluções, propomos a construção de uma pequena praça com materiais para o lazer
e atividades esportivas para a população local, ou tornar este espaço uma
expanção da escola onde será plantadas hortaliças que ajudaram no preparo da
merenda dos alunos, ou mesmo a arborização do mesmo.
Contamos com a compreenção e ação deste
órgão.
Antônio
Pedro de Lima Cruz Filho
Jorge
Iranildo Ferreira do Nascimento Florês
Ivan
Oliveira Santanna de Souza
Turma: 9° Ano “U”
Turno: Matutino
Carta Aberta
À população residente nos bairros
das Rocas e Santos Reis.
Nós, alunos da Escola Municipal Santos
Reis,temos presenciado a formação de um
grande lixão em torno da escola, próximo a cozinha e refeitório, onde as
cozinheiras servem o lanche às crianças , que ficam inquietas com a ação das
moscas. E por outro lado, também traz consigo vários tipos de problemas não só para a escola como para toda a comunidade local pois nos dias de
chuva e mesmo sem eles o lixão exala um mau cheiro que pode ser sentido à
grandes distâncias. E os problemas não param por aí, pois o excesso de lixo nos
faz supor que haja diversas espécies de insetos, animais como ratos, gatos,
cachorros e outros que podem, assim dizendo, transmitir certos tipos de vírus e
bactérias e assim causar doenças respiratórias e enfraquecimento do sistema
imunológico, que pode fazer qualquer indivíduo chegar a óbito.
Gostaríamos de solicitar a retirada do lixão e
propor um ambiente mais agradável a todos, entretanto, há alguns opositores
dificultando a realização de nossos
objetivos.
A retirada do mesmo, não
só beneficiará a escola, como toda a comunidade local. Sugerimos que neste
espaço, possa ser, algum dia, um lugar mais agradável, com qualidade de vida, e
que possa ser utilizado como área de lazer para as famílias da comunidade.
Gabriel Fernando
Mellina Quirino
Nathalia Alves
| |||
Ao Conselho Comunitário de Santos Reis na pessoa do Sr. Jair Cota,
É do conhecimento de todos, o grande
problema que aflige os alunos da Escola Municipal Santos Reis e a
população em seu entorno,que é a formação de um grande lixão por trás da nossa
escola, reflexo de uma comunidade humilde e pouco esclarecida.
Este lixão está nos trazendo várias consequências para a escola e a comunidade
próxima ,desconforto e diversas doenças
decorrentes do aumento de insetos
,animais , parasitas que podem
até causar morte. Porém existem várias soluções para
esse tipo de problema, as autoridades
competentes deveriam tirá-lo das proximidades da escola e destinar este espaço
a construção de uma praça,ou uma área de lazer que seria de utilidade para
todos nós. Com
essa simples ação todos os problemas serão resolvidos, a população e os alunos
passarão a ter uma melhor qualidade de vida. Pedimos que o
Sr. como representante desta comunidade dê prioridade e
tente resolver esta situação, para que todos possamos ter um ambiente saudável e digno.
Alunos: Wagner Gomes 9º Ano
Daniel da Silva
Edielson Teixeira
Lixão e imprensa http://tribunadonorte.com.br/noticia/professores-e-alunos-protestam-contra-lixo-acumulado-em-frente-a-escola/190374 |
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário